Previna-se!

Já não é mais novidade como e quanto a Receita Federal está aumentando a fiscalização nas empresas.

Já não é mais novidade como e quanto a Receita Federal está aumentando a fiscalização nas empresas.

Um dos focos da fiscalização é a consistência entre os dados informados pelo contribuinte mensalmente ao fisco através da remessa EFD, que ao serem comparadas com a massa de dados já registrados na  SEFAZ, praticamente dispara uma espécie de autodenúncia ou seja, o contribuinte que não cumpri com as obrigações acessórias e uma delas é a gestão correta dos arquivos XML referente às notas fiscais recebidas, emitidas e conhecimento de transporte.

receita federal

No primeiro semestre de 2017 houve um aumento superior a 12% comparado ao mesmo período de 2016, com mais de impressionantes 73 bilhões de reais de créditos tributários​ aproximadamente​.

  1. Sua empresa já pagou uma nota cancelada?

    • Caso isso tenha ocorrido, trata-se de uma não conformidade séria. De uma forma geral, a maioria do contribuintes não executam a manifestação do destinatário na SEFAZ confirmando a operação das notas fiscais eletrônicas logo após as mesmas serem lançadas no ERP ou escrituradas.Tal ação além de reconfirmar o status, impede que o emitente altere o status da referida nota, ou seja, o risco de uma operação irregular é mitigado. Com “Gestão NF-e” essa atividade pode ser executada de forma simples manualmente ou automatizada com integração ao ERP.
  2. As cartas de correção (entrada e saída) são consideradas na escrituração fiscal?

    • Apesar da não obrigatoriedade da escrituração das cartas de correção, são eventos importantes na NF-e e devem ser monitoradas corretamente e é comum que essa informação não chegue ao departamento fiscal por falta de monitoramento do ambiente SEFAZ. O “Gestão NF-e” simplifica essa atividade e disponibiliza os eventos e notifica os responsáveis para que as ações corretas sejam tomadas
  3. Sua empresa acompanha a “Manifestação Reversa”, ou seja, a Manifestação do Destinatário efetuadas pelo Destinatário (Clientes) das notas que sua empresa emite?

    • Além da importância do controle das notas emitidas contra sua empresa, também é de suma importância o acompanhamento das notas que sua empresa emite para o mercado e que os clientes fazem ao recebê-las, ou seja, se o cliente se manifestar contra, como ter conhecimento desse evento e o que fazer?
  4. Na remessa EFD, os dados das notas estão em conformidade com os dados da SEFAZ?

    • Nesse tópico, o destaque é que o arquivo remessa EFD é gerado no ERP ou sistemas fiscais/contábeis complementares e em muitas situações por profissionais terceirizados (Contador) e os riscos dos dados estarem corrompidos/errados é relevante. Um banco de dados de arquivos XML gerenciado pelo ‘ Gestão NF-e” proporciona no mínimo uma fonte de comparação e validação.
  5. Sua empresa tem acesso a todas as notas fiscais (XML) emitidas contra ela? Mesmo aquelas que o fornecedor não encaminha?

    • Com “Gestão NF-e” as notas são acessadas diretamente dos servidores da SEFAZ.
  6. Todas as notas são validadas e consultadas na SEFAZ? Como saber se as notas recebidas (DANFES) são verdadeiras?

    • “Gestão NF-e” executa a consulta automática dos status das notas na SEFAZ;
  7. Sua empresa tem a posse dos arquivos XML referente as notas lançadas na escrituração fiscal dos últimos 5 anos?

    • Gestão NF-e” + “recupera XML” garantem o acervo fiscal em conformidade com a legislação fiscal;

 

O programa ClickSet

Diagnóstico gratuito dos últimos 90 dias (passo a passo)

gestao nfe clickset

  1. Para a proteção de sua empresa, um termos de confidencialidade será firmado;
  2. Mediante a disponibilização do certificado digital A1 da sua empresa, a solução “Gestão NF-e” acessa a base da SEFAZ e recupera a movimentação de todas as notas fiscais e conhecimentos de transportes emitidos contra sua empresa (matriz e filiais) dos últimos 90 dias;
  3. Um login e senha de acesso será disponibilizado;
  4. Após algumas horas, com auxilio da ClickSet, de forma muito simples e intuitiva você terá conhecimento das não conformidades da base de dados extraídas e poder tomar a decisão correta de quais ações devem ser tomadas frente aos fatos.